Menu fechado

Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo

Fotos: cortesia Universal

Por Rodrigo de Oliveira

Um dos principais predicados de Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo é saber exatamente que tipo de filme quer ser e qual público deseja atingir. Sequência do sucesso surpresa de 2018, o longa-metragem é novamente escrito e dirigido por Bill Holderman, dividindo a tarefa do script com Erin Simms, e repete o quarteto veterano estelar que conquistou a audiência no anterior, com Diane Keaton, Jane Fonda, Mary Steenburgen e Candice Bergen encabeçando o elenco. Mais movimentado que o original, O Próximo Capítulo é um daqueles filmes-turismo que convida o espectador a entrar em uma jornada animada com suas protagonistas – que parecem se divertir tanto ou mais que o público em sua viagem.

Para quem não conferiu o longa anterior, uma rápida sinopse: em Do Jeito que Elas Querem, acompanhamos os encontros do clube do livro que Diane (Keaton), Vivian (Fonda), Sharon (Bergen) e Carol (Steenburgen) tem há décadas. Elas se deparam com o best-seller 50 Tons de Cinza, de E.L. James, e o conteúdo libertário do romance faz com que suas vidas se transformem. Nesta sequência, elas tomam dicas de outro campeão de vendas, um bem conhecido de nós brasileiros: Paulo Coelho. É de O Alquimista que as quatro amigas tiram inspiração para se desafiar a evoluir.

Na trama, Vivian – uma mulher que sempre prezou por sua liberdade – aceita se casar com o namorado Arthur (Don Johnson). No filme anterior, descobrimos que ela havia recusado a mesma proposta 40 anos antes. Desta vez ela aceita e parece feliz com a novidade. Enquanto Vivian dá olá a uma nova possibilidade de amar, Carol teme ter de dizer adeus ao seu companheiro, Bruce, que acabou de sofrer um enfarto. Ele está se recuperando abaixo de cuidados atenciosos da esposa. Sharon, por sua vez, se aposentou há pouco da profissão de juíza, enquanto Diane vive um novo amor com Mitchell (Andy Garcia), embora ainda guarde junto de si as cinzas do seu falecido marido. Carol tem a ideia de que as amigas devem viajar à Itália, para a Toscana, para uma despedida de solteira. Seria, afinal, uma das últimas chances das quatro poderem fazer uma viagem do tipo. Um tanto relutantes de início, o clubinho decide pegar o avião e curtir as paisagens – e o vinho – italiano.

É possível que boa parte do público entre no cinema para ver Diane Keaton ou Jane Fonda, as atrizes de maior renome. Mas encontrarão uma história que dá à Candice Bergen grande destaque. É Sharon quem tem as melhores falas, é quem se desenrola melhor nas situações que surgem à sua frente e quem parece se divertir mais ao se soltar das amarras do passado. Suas cenas com Giancarlo Giannini (vivendo um chefe de polícia) e com Hugh Quarshie (interpretando um sedutor local) são ótimas por mostrar a inteligência e a astúcia da personagem. Jane Fonda vem logo atrás, com sua Vivian duvidando se pode se entregar a uma relação comprometida como aquela, visto que nunca havia feito isso. O reencontro com uma antiga paixão é o destaque para Carol, que se viu perder o restaurante durante a pandemia e quase seu esposo por conta do enfarto. Keaton é quem menos tem o que fazer, embora transforme qualquer pequena frase que tenha em uma pepita, dado seu talento cômico ímpar.

Foto: Riccardo Ghilardi / Cortesia Universal

Por falar em pandemia, é ótimo que o roteiro de Holderman e Erin Simms inicie com o assunto. Vemos como o quarteto viveu o período de isolamento, mantendo-se em contato pela internet – uma realidade que os espectadores conhecem muito bem e que surge interessante na história até pela idade das personagens. O fato de elas ficarem trancadas por tanto tempo é, também, um motivo para que queiram viajar à Itália. As peripécias que vivem no país são divertidas, ainda que um tanto previsíveis – a cena das malas é telegrafada. Mas nada que tire muitos pontos da comédia. A trilha sonora funciona bem e, várias vezes, pega hits conhecidos em versões gravadas por artistas italianos.

Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo é daqueles feel good movies desenhados para uma plateia que deseja passar aprazíveis 100 minutos na sala de cinema, curtindo uma viagem ao lado de amigas postiças – no caso, as personagens do título em questão. As piadas, em sua maioria, encaixam bem, as atrizes estão mais à vontade que nunca e a direção não atrapalha. Bill Holderman está em seu segundo longa-metragem apenas e não tem arroubo nenhum de genialidade ao comandar a produção. Ele entende, afinal de contas, que com os talentos na tela, não precisa muito para extrair boas performances. Podendo deixar isso nas mãos de seu quarteto protagonista, Holderman pode focar em mostrar os cartões postais que deseja, apresentando Roma, Veneza e Toscana de maneira belíssima. Difícil não querer visitar a Itália depois de conferir essa viagem.

FICHA TÉCNICA
DO JEITO QUE ELAS QUEREM: O PRÓXIMO CAPÍTULO
BOOK CLUB: THE NEXT CHAPTER
EUA – 107 min – Comédia
Direção: Bill Holderman
Roteiro: Bill Holderman e Erin Simms
Com Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen, Mary Steenburgen, Don Johnson, Andy Garcia, Craig T. Nelson, Giancarlo Giannini, Hugh Quarshie, Vincent Riotta, Giovanni Esposito
Cotação: 7